Porque a relação de Frodo e Sam tem muito a dizer sobre Design Thinking e Scrum

A saga Senhor dos Anéis nos apresentou uma das duplas mais incríveis da história da literatura e do cinema: Frodo Baggins e Samwise Gamgee. E agora, você vai descobrir que esta relação pode falar também sobre dois métodos que possuem um elo bastante forte: Design Thinking e Scrum.

Se você leu e/ou assistiu a trilogia O Senhor dos Anéis, sabe da importância fundamental de cada personagem para o conjunto da obra. Contudo, um dos pontos altos da história é a relação entre Frodo e Sam. Juntos, eles vivenciam e enfrentam situações adversas em sua jornada pela Terra Média. Conflitos internos, aprendizados e, até atingirem o objetivo principal, passam por um processo de crescimento inevitável para suportar cada desafio.

Mas agora, onde Design Thinking e Scrum se encaixam nessa história?

A principal ligação está na combinação das duas metodologias. Assim como Frodo e Sam possuem características únicas que os completam, juntos, Design Thinking e Scrum somam processos realmente ágeis e orientados ao resultado, com foco nas necessidades reais da missão para a qual estão destinadas.

Como já abordamos em um post anterior por aqui, Design Thinking e Scrum são abordagens complementares. A primeira é fortemente focada em concepção e evolução de soluções (ideação); já a segunda, em construção iterativa incremental (implementação).

Ou seja: para resolverem definitivamente um problema proposto, elas podem, juntas, se tornar uma forma eficiente e assertiva para executar projetos. E, assim como na longa jornada dos personagens de J. R. R. Tolkien, conduzirem com sucesso os caminhos que envolvem cada “sprint”.

Aqui entra também uma questão extremamente relevante no filme Senhor dos Anéis: em muitos momentos, a saga retrata uma excelente relação de confiança entre as pessoas que trabalham pelo mesmo objetivo. Elas constroem sua vitória um passo de cada vez, focados nos desafios que estão vivenciando. Alguma identificação com o projetos de desenvolvimento de software?

Na Join, somamos forças e competências para projetar e desenvolver sistemas que agreguem design, estratégia e resultados aos negócios.

Seja como a dupla Frodo e Sam de Senhor dos Anéis, seja na dinâmica entre Design Thinking e Scrum, para o desenvolvimento de um grande projeto, ações distintas e motivações diversas devem prioritariamente “confabular” para o êxito.

Cada processo tem suas características e pode trilhar seu próprio caminho voltado para o mesmo propósito. No caso dos personagens de Senhor dos Anéis, a cautela de Sam se somou a coragem de Frodo, complementando-se mutuamente. Quando tratamos de Design Thinking e Scrum, abordamos a assertividade do primeiro relacionada a agilidade do segundo.

E o resultado?

Quanto ao filme, a arte sempre nos deixa muitos aprendizados e interpretações. Uma história tão complexa quanto a de Senhor dos Anéis nos mostra isto com ainda mais intensidade. Entretanto, há a certeza de que Frodo e Sam foram, um para o outro, uma fonte quase inesgotável de influências e incentivo.

Agora, quando abordamos o desenvolvimento de projetos e suas metodologias, acima de tudo, precisamos ter o conhecimento de seus conceitos e etapas. Processos simples, ágeis, criativos e centrados no cliente devem embasar o sucesso do produto final.

Isto é estar alinhado com o cumprimento da missão! Seja para superar o olho de Sauron, seja para gerar soluções inovadoras com alto valor de mercado.


Compartilhe: