What Qui-Gon Jinn Has To Teach About Software Development

Sim, acredite: este venerável Mestre Jedi do universo de Star Wars tem algo a nos dizer quando estamos falando de desenvolvimento de softwares (fábrica de softwares). Contudo, não se trata da sua busca incessante pelo conhecimento — no caso do mentor de Obi-Wan Kenobi, sobre a Força Viva. Tão pouco pelo lema “sinta, não pense — use seus instintos”. O saber — ou os dizeres — de Qui-Gon Jinn podem ajudar a entender conceitos importantes nos processos de desenvolvimento e o quanto isso tem impacto no seu negócio.

“Lembre-se sempre: o seu foco determina a sua realidade”

Um bom software tem o poder de realizar melhorias significativas no processo de uma empresa. Contudo, é no momento em que a necessidade surge que muitas questões se estabelecem. Por isso, é importante focar no problema. Um levantamento adequado, que identifique de forma precisa suas premissas principais levará a viabilidade de um projeto realmente capaz de resolver com qualidade as suas dificuldades.

Aqui, na fase inicial do projeto, buscamos entender cada detalhe do seu negócio, e, de forma colaborativa, criamos soluções intuitivas e agradáveis para problemas complexos, focando nas necessidades reais dos usuários. Assim, levantamos a definição clara dos objetivos, da estruturação do padrão de trabalho, distribuição das atividades e estabelecimento dos prazos. Com isso em mãos, a realidade do seu projeto está firmada e pronta para ser colocada em prática.

“Sempre há um peixe maior”

Ninguém quer ver seu projeto engolido pelas complexidades que envolvem cada processo. Para tanto, é preciso método, equipe e entregas dentro de um planejamento adequado à necessidade.

Nesse sentido, é preciso pensar nas questões pontuais: linguagem, paradigmas e arquitetura, por exemplo. Além disso, controlar as etapas do processo de desenvolvimento, bem como contar com a agilidade na entrega de cada solução são diferenciais que garantem o projeto, deixando-os longe de complicadores maiores.

 

 

“Quem joga, meu amigo, se arrisca a perder!”

São muitos os fatores que envolvem uma solução eficaz e um projeto de software duradouro. Uma delas é, desde o princípio, confiar este processo a quem está comprometido com a sua necessidade, que possa garantir a gestão dos recursos envolvidos com o máximo de eficiência e produtividade para o seu modelo de negócio.

Os métodos ágeis contribuem na forma de gerir e desenvolver negócios, com entregas mais rápidas e assertivas. O desenvolvimento é estruturado em sprints, que duram, em média, 10 dias úteis. O processo funciona a partir da melhoria contínua, encontrando e resolvendo os erros assim que eles surgem. Este formato minimiza riscos, reduz o retrabalho e torna a gestão do projeto mais produtiva.

Join Design e Tecnologia acredita que, para criar soluções que conferem potencial competitivo às empresas, é preciso foco nas prioridades e no que gera valor ao negócio. Por isso, investe em uma equipe dedicada e motivada, em aplicação de métodos ágeis, com entregas contínuas e muita comunicação. Assim, é possível construir relações confiáveis e que garantem o sucesso de cada projeto.

Afinal, como nos ensina a saga Star Wars:
“Um plano só é bom nas mãos de quem pode executá-lo”.


Compartilhe: